sexta-feira, 16 de junho de 2017

Louzan Trail está de regresso e conta com a presença de Ester Alves e Romeu Gouveia

O Louzan Trail regressa este fim de semana com a presença de Romeu Gouveia, padrinho da prova, e Ester Alves, ambos atletas da Salomon Suunto Portugal.


A Serra da Lousã recebe nos dias 17 e 18 de junho cerca de 1500 atletas que vão participar num dos 3 desafios que o Louzan Trail oferece. A prova mais longa é o Ultra Louzantrail com 50 km e 4100 metros de desnível positivo, num percurso desafiante com apenas 4 km em estrada e que levará os atletas aos lugares mais recônditos da serra, pela rota das aldeias do Xisto. 

Esta prova faz parte do Campeonato Nacional de Ultra Trail e pontua para o ITRA com 3 pontos e para o Ultra Trail do Mont Blanc com 1 ponto. A prova média, que a organização considera ter a distância perfeita, tem 25,7 km e 2100 metros de desnível positivo, com várias subidas e descidas que levarão os atletas aos trilhos do Rochedo, da Raposa, do Javali e da Cascata do Candal. Esta prova faz parte do Campeonato Nacional de Trail e pontua para o ITRA com 2 pontos e para o Ultra Trail do Mont Blanc com 1 ponto new.

 A prova mais pequena, o Mini Louzatrail com 15 km e 1300 metros de desnível positivo, é a prova perfeita para quem se está a iniciar no mundo do trail running. Esta prova promete por à prova a capacidade dos atletas, oferecendo-lhes subidas exigentes e descidas técnicas por alguns dos locais mais emblemáticos da Serra da Lousã.



Foto: Philipp Reiter​


Romeu Gouveia, o benjamim da equipa Salomon Suunto Portugal, foi convidado para ser o padrinho da prova, algo que Romeu acolheu com muito entusiasmo, já que esta é uma das suas provas favoritas. Romeu Gouveia regressou há dias da Salomon Running Academy na Áustria onde passou uma semana com alguns dos melhores atletas do mundo. 

O jovem talento, que teve a oportunidade de desenvolver as suas capacidades e partilhar experiências com grandes atletas, vem diretamente dos Alpes Austríacos para completar mais uma prova do Campeonato Nacional de Trail, um dos objetivos traçados para esta época. Até agora o atleta soma 3 primeiros lugares e um 2.º no campeonato nacional (série 150). Outro dos objetivos deste ano, era ser apurado para o Campeonato do Mundo de Skyrunning Juniores, que se realiza a 30 de julho em Andorra. Romeu conquistou mais esta proeza no início do mês na Madeira, classificando-se em 3.º da geral no Km vertical Santana e em 1.º da geral na Sky Race Santana.

Romeu soma e segue rumo a mais um desafio onde pode fazer pódio, já que é a 4.ª vez que irá percorrer os trilhos do Louzan Trail.

Ester Alves, regressa de Itália, onde disputou o Campeonato do Mundo, para os trilhos da Lousã que também são dos seus favoritos em Portugal. A atleta da Salomon Suunto espera rever muitos amigos e desfrutar da Serra da Lousã.