terça-feira, 16 de maio de 2017

Azores Trail, uma prova de Trail de sucesso internacional!

AZORES TRAIL RUN ® GERA MAIS DE MEIO MILHÃO DE EUROS DE RETORNO




Esta vai ser a sexta edição do Azores Trail Run ® , que tem fomentado a procura por parte do turista de natureza e outdoor , em linha com a estratégia de promoção turística do arquipélago dos Açores

O Azores Trail Run ® , que se realiza na ilha do Faial a 26 e 27 de maio, vai levar ao arquipélago cerca de 700 atletas, de 23 países diferentes. O Azores Trail Run ® estima que os valores diretos envolvidos na economia local, na área da restauração e hotelaria principalmente, aquando dos seus eventos, são superiores a meio milhão de euros.

“A dinamização da economia local é uma prioridade e é encarada como de extrema importância para o sucesso das provas. O trail running tem promovido e potenciado a procura turística do património natural e cultural dos Açores, cá dentro e lá fora, trazendo ao arquipélago centenas de atletas e suas famílias de todo o mundo. Porque o trail é isso mesmo: um desporto que une atletas e quem os acompanha numa grande família”, explica Mário Leal, diretor do Azores Trail Run ®

Esta modalidade tem feito descobrir novos trilhos por todo o arquipélago, com provas a acontecer todos os anos em várias ilhas, não só no Faial como também no Pico, em São Jorge e Santa Maria.


A estratégia de promoção turística dos Açores é assente no destino para além da contemplação, um local de experiências e emoções em harmonia com a natureza.

“A própria população local tem descoberto e redescoberto os seus próprios trilhos. Houve um aumento da cultura desportiva, com um aumento de praticantes de Trail Running, mas também de caminhada e corrida em geral. Estes fatores contribuem para o aparecimento de mais atletas, mas também de mais clubes e mais provas. Há caminhos que estamos todos a construir em conjunto, com um forte apoio da população, que se orgulha do mediatismo alcançado com as provas, e do Governo Regional dos Açores”, acrescenta Mário Leal.

O trail running é um desporto outdoor que é praticado ao longo de todo o ano, sob quaisquer condições climatéricas, e traz aos Açores praticantes da modalidade antes das provas, para reconhecimento de terreno, durante as provas e após de forma contínua, por ter as condições perfeitas para a prática da modalidade.


Os praticantes de trail running têm uma ligação muito próxima com a natureza, sendo um desporto que une a superação física com a contemplação de paisagens únicas. Os praticantes desta modalidade têm uma perspetiva dos Açores muito mais profunda do que o visitante que se desloca de carro.

Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Luxemburgo são alguns dos países mais representados nesta edição do Azores Trail Run ® , sendo que também se registaram inscrições de países como África do Sul, Andorra, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Grécia,Gronelândia, Itália, Letónia, Noruega, Holanda, Sérvia e Suíça.

Para além de incluir os circuitos oficiais da Associação de Trail Running de Portugal em 2017, as provas do Azores Trail Run ® permitem, como já vem sendo habitual, pontuar para o Ultra Trail do Monte Branco.

O Azores Trail Run ® decorre em pleno Parque Natural do Faial, colecionador de galardões EDEN (European Destinations of Excellence), tendo em 2016 arrecadado este prémio na categoria “Experiência na Natureza”.

O Azores Trail Run ® é organizado pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, e conta com o
apoio do Governo Regional dos Açores. Trata-se, atualmente, do mais expressivo evento de desporto de natureza realizado no arquipélago, e continua a despertar o interesse de muitos atletas de todo o planeta, indo desta forma ao encontro das aspirações da Região para o setor do Turismo, que passam pela exploração sustentável da natureza intacta dos Açores.